A Ayni possui seu espaço educativo para adultos e crianças em um bosque localizado na cidade de Guaporé/RS e cedido pela prefeitura municipal por 20 anos.
A escola está registrada formalmente como um contraturno escolar, pois para nós, é importante que as famílias sigam em conexão com as escolas da cidade. Nosso trabalho é fazer o melhor focados nas práticas educacionais com as crianças e adultos, e que essas práticas, possam ser levadas aos poucos para as demais escolas.
Um parâmetro para tudo que fazemos é haver compatibilidade e viabilidade de adoção de nossas práticas em qualquer escola do país. Nossa pedagogia é uma forma de viver. Um convite ao adulto para olhar para suas questões emocionais. Para reconectar com sua própria criança interior, com suas verdades, seus sonhos, anseios, suas dores e seus potenciais. A partir desse movimento, entendemos e acreditamos que há uma relação mais leve, consciente e genuína com as crianças.




















Convidamos os adultos a olhar para si, as crianças deixamos em paz.
Adultos em estado de presença criam espaços de segurança e confiança para as crianças.
A Ayni tem como fonte de inspiração diferentes iniciativas pedagógicas, assim como mensagens de educadoras e educadores que trouxeram reflexões maravilhosas sobre nossa relação com as crianças. Procuramos honrar e utilizar esses conhecimentos e ramos pedagógicos dentro das necessidades que afloram em nosso dia a dia. Temos um compromisso com a educação, com a atenção a como nos relacionamos com as crianças, e as metodologias já conhecidas são ferramentas que honramos e utilizamos sem um viés ideológico.
Honramos e respeitamos a existência de uma estrutura educacional, um currículo, e nossa mensagem deseja inspirar e trazer referências de novas maneiras das crianças acessarem os objetivos de aprendizagem, de maneira leve, respeitando o tempo, o desenvolvimento único de cada ser e seu interesse genuíno.
A Ayni é um espaço educativo gratuito, que não cobra mensalidades das famílias. O requisito para a participação é a disponibilidade de vagas assim como o interesse e compromisso das famílias em participar dos objetivos da escola, que começam pela própria qualidade de convivência e educação dos filhos e filhas, assim como o apoio em levar a mensagem da Ayni para fora de nossos muros.
Além da disponibilidade de vagas, as famílias que se matriculam na escola, acordam conosco 3 compromissos:
Replicar as práticas pedagógicas em casa;
Voluntariado de 1 hora por semana;
Frequência de 70% das atividades em honra às famílias em lista de espera.
Antes de um método pedagógico, a Ayni é uma forma de viver. Um estado de ser dos adultos, expressado também em sua relação com as crianças. Compartilhamos alguns conceitos que são a essência da escola:
O não direcionamento das atividades;
Espaços ricos em possibilidades de acesso ao conhecimento e que respondam aos interesses genuínos e reais das crianças;
Espaços com energia de confiança, sem julgamento e com livre aprendizagem;
Algumas práticas no dia a dia da Ayni que podem ser levadas à todas escolas de nosso país:
Salas sem classes (carteiras), onde as crianças possam sentar em mesas coletivas, almofadas, pufs e em disposição circular;

Espaços físicos multisseriados com crianças de diferentes idades compartilhando-os;
Eliminação do conceito de recreio; onde a organização do tempo seja natural; e auto gerenciada conforme as necessidades e interesses da criança;

Acesso à comida e a possibilidade de preparo de refeições conforme a necessidade das crianças e observando combinados de convivência nos espaços.
Liberdade de ir e vir nos espaços da escola, a partir de combinados de convivência e segurança;
